Peptídeo YY

estrutura do PYY

O peptídeo YY é um hormônio secretado por células da mucosa intestinal (células L) em resposta à ingestão alimentar. Possui uma cadeia linear de 36 aminoácidos. E sua função está relacionada à diminuição da ingestão alimentar da adiposidade e também da redução das taxas glicêmicas em indivíduos diabéticos, ou seja, induz basicamente à sensação de saciedade pós-prandial, portanto tem ação semelhante a do hormônio leptina no quesito diminuição de ingestão.

E assim como a maioria dos hormônios envolvidos no processo de regulação do apetite, o peptídeo YY tem como tecido-alvo o sistema nervoso central, mais especificamente o hipotálamo. Esse peptídeo intestinal é secretado em duas formas: a PYY (1-36) e a PYY (3-36), a segunda forma que é biologicamente ativa e possui os efeitos de saciedade, que são o retardo do esvaziamento gástrico, inibição da secreção gástrica e pancreática e uma maior absorção no íleo de fluidos e eletrólitos.

Em indivíduos obesos os níveis de PYY se encontram normalmente suprimidos e também uma deficiência na secreção pós-prandial pode ser constatada. Esses fatos nos levam à hipótese de que pessoas obesas possuem uma espécie de deficiência de PYY.

Referências bibliográficas:

https://en.wikipedia.org/wiki/Peptide_YY

http://www.nature.com/nrendo/journal/v2/n11/full/ncpendmet0318.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s