Hormônio GLP-1

receptor para GLP-1

O hormônio GLP-1 (do inglês, glucagon-like peptide) é secretado pelas células L intestinais em resposta à ingestão de nutrientes, assim como o PYY. Os receptores para GLP-1 estão presentes no núcleo do trato solitário e no núcleo arqueado do hipotálamo.

 

Porém, além destes receptores centrais existem outros localizados em órgãos periféricos como: pulmões, rins, trato gastrointestinal, coração e pâncreas. A função principal deste hormônio é a de regular os níveis de glicose sanguínea por meio da estimulação da liberação de insulina e pela inibição da ingestão alimentar, secreção de glucagon e esvaziamento gástrico.

. Foi constatado que o tratamento com GLP-1 melhorava o controle glicêmico de forma bastante satisfatória em indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2. Porém, como este hormônio possui uma meia-vida bastante curta, o desenvolvimento das medicações tem se baseado em compostos que sejam resistentes à degradação, como a exenatida, um agonista do GLP-1 encontrado em lagartos da espécie Heloderma suspectum.

Referências bibliográficas:

http://en.wikipedia.org/wiki/Glucagon-like_peptide_1_receptor

http://www.nature.com/nrendo/journal/v2/n11/full/ncpendmet0318.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s