Cirurgia Bariátrica

            O excesso de peso pode trazer aos pacientes uma grande variedade de doenças e agravamento do quadro clínico de outras patologias instaladas antes do ganho excessivo de peso. Tais complicações foram tratadas, uma porção delas, aqui neste blog. O tratamento da obesidade é considerado clínico, o que inclui reeducação do paciente na forma física, psicológica e nutricional.mulher-com-obesidade  Em casos extremos, quando a obesidade já chegou a um nível crítico e as atividades físicas não causam efeito e o uso de medicamentos se faz ineficaz, é necessária uma intervenção médica como a cirurgia bariátrica (baros=peso).

            Além da ineficácia dos tratamentos ser um fator que determine que a cirurgia possa ser realizada, o paciente deve estar com 45 kg acima do peso ideal, IMC igual ou acima de 40 kg/m², o paciente deve ter histórico de não conseguir perder peso, não possuir nenhuma doença que seja contraindicada para a cirurgia e deverá ter uma avaliação positiva mediante a realização de exames pré-operatórios.

cirurgia-bariatrica-feita-pelo-faus             cirurgia-bariatrica-300x212

Apoio psicológico

O período após a cirurgia é considerado pelos pacientes como o mais difícil, devido ao desconforto e falta de adaptação. Após o procedimento, o psicólogo deve acompanhar o paciente no intuito de auxiliá-lo nessa nova fase, pois ele terá que lidar com uma nova aparência, as dificuldades do pós-operatório e as limitações alimentares. É importante que ele entenda que as restrições não são um impedimento a sua liberdade. Em decorrência desse tipo de cuidado, aliás, da falta dele, é que muito pacientes voltam a engordar após a cirurgia.

Cuidados a serem tomados após a Cirurgia Bariátrica

Os cuidados a serem tomados antes e após cada cirurgia vão depender de cada caso, mas no geral consistem em avaliações clínico-laboratoriais com exames de sangue, radiografia de tórax, ultra-sonografia e/ou tomografia do abdome, avaliação cardiológica, endoscopia  digestiva e avaliação da função respiratória. Caso o paciente tenha alguma doença que necessite tratamento e controle prévio, a cirurgia será adiada até que se obtenha a melhor condição clínica.

Os obesos que passam por uma cirurgia bariátrica necessitam de orientação nutricional permamente para suplementar a dieta com compostos ricos em proteínas, vitamina  B12 e ferro. Cuidados especiais para evitar casos de desnutrição  após a cirurgia também são necessários.

Após a cirurgia e os procedimentos de pós-operatórios, os benefícios dos pacientes são evidentes, como a melhora no bem-estar e na qualidade de vida.

 

Visando a grande curiosidade e procura a respeito desse tema, organizei alguns links de sites confiáveis que explicam mais sobre o tema:

As perguntas mais comuns nos consultórios que tratam obesidade respondidas por três especialistas no assunto: http://saude.ig.com.br/minhasaude/17-duvidas-sobre-reducao-de-estomago-respondidas-por-medicos/n1597191764400.html

Principais dúvidas sobre a Cirurgia Bariátrica respondidas pelo Dr. Gustavo Peixoto, responsável pelo Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Meridional: http://www.drgustavopeixoto.com.br/duvidasFrequentes.php

Informações gerais: http://cirurgia-bariatrica.info

http://www.abc.med.br/p/obesidade/22720/cirurgia+bariatrica+o+que+e+isso.htm

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s