O papel da leptina na regulação da obesidade

À direita rato normal, e à esquerda rato com mutação no gene ob, mostrando que a falta de leptina leva a um estado de hiperfagia.

Dentre os hormônios envolvidos na regulação metabólica da obesidade, destaca-se a leptina (do grego leptos, que significa magro). Este hormônio é produzido principalmente pelo tecido adiposo branco e é produto do gene ob (obese, do inglês obeso), podendo ser também encontrado no epitélio intestinal, placenta, músculo esquelético, estômago e cérebro. Sua produção está relacionada de forma proporcional à quantidade de tecido adiposo presente no indivíduo, ou seja, quanto maior for a massa adiposa maior será a produção desse hormônio. Seu pico de liberação ocorre durante a noite e às primeiras horas da manhã, e sua meia-vida plasmática é de 30 minutos.

A leptina é responsável pela regulação da ingestão alimentar atuando em células neurais do hipotálamo no sistema nervoso central, sua ação faz com que a ingestão alimentar seja diminuída e o gasto energético aumentado e isso se dá pela ativação de receptores específicos localizados tanto no hipotálamo como no pâncreas, a ingestão é diminuída devido à inibição da produção de neuropeptídeos relacionados ao apetite, dentre eles o neuropeptídeo Y. Além disso há a estimulação da produção de neuropeptídeos anorexígenos.

Vários fatores influenciam na produção desse hormônio, a insulina e os glicocorticóides são exemplos de substâncias que aumentam sua produção.

https://obesidade97biobio.files.wordpress.com/2013/06/b8f66-28802q1.gif

No próximo post abordaremos sobre outro hormônio de grande função que é a grelina.

Até a próxima.

Referências bibliográficas:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000100009

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302000000300004

Imagens retiradas do google.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s