Contramão: O curioso caso de Tammy Jung

A busca pelo prestígio, reconhecimento e autoafirmação têm sido incansável e alarmante nos últimos anos. O principal intuito dos blogs realizados pela turma de Bioquímica e Biofísica do 1°/2013 é manter o público informado sobre o que há de mais novo, e o que tem repercutido na mídia a respeito de assuntos como obesidade, diabetes, corticóides, neurotransmissores, entre outros. Não é para menos que o tema central dos blogs desse semestre é polêmica história da jovem americana, chamada Tammy Jung, que tem como objetivo se tornar a obesa mais sexy da internet. Tammy foge completamente dos paradigmas e padrões estéticos que tem rotineiramente norteado a vida de muitas pessoas. 

Com apenas 23 anos e cerca de 1,60 m de altura, a americana pesa em torno de 105 quilos, o que, quando calculado, apresenta um IMC de 41 kg/m² o que o enquadra na definição de obesidade mórbida. E ela não quer parar por aí, seu objetivo é chegar pelo menos aos 190 quilos! Segundo reportagem do jornal O GLOBO, “Tammy já foi uma adolescente “comum” de 51 quilos que usava jeans apertados, adorava jogar vôlei e futebol e sair com amigos. Mas, apesar da aparência saudável, a jovem se sentia insegura. Um belo dia, a americana da Califórnia mudou de dieta, passou a viver mais dentro de casa e a se entupir com frango frito donuts, panquecas, waffles, batata fritas, pizza e muito queijo. Claro, não poderiam faltar doses generosas de refrigerante de vários tipos. Tammy permite até que o namorado, Johan Ubermen, de 28 anos, despeje milk-shake diretamente na sua boca, com ajuda de um cano. A dieta é de cinco mil calorias diárias!”.plus-size-tammy-1

Existem muitos aspectos que podem ser abordados a respeito da curiosa história de Tammy, aspectos estes que vão desde fatores sociais a fatores bioquímicos que predispõem a jovem a esse tipo de comportamento. Vários recortes e elucidações serão ponderados no decorrer da confecção deste blog de “Obesidade”. Vale a pena conferir e comentar as atualizações diárias!

O tema do nosso blog é Obesidade e, naturalmente as pessoas relacionarão o caso de Jung a essa morbidade, já que a relação é muito óbvia: a dieta rica em carboidratos e lipídeos praticada pela jovem leva ao aumento de tecido adiposo, o que evolui para um quadro de obesidade mórbida. Apesar disso, várias outras inferências e afirmações podem ser feitas a partir do conhecimento da bioquímica aplicada, bem como o organismo reage aos diferentes estados metabólicos.

Pois bem, o objetivo principal desse texto e dos próximos que se seguirão é apresentar e discutir como o comportamento exibicionista da jovem americana repercutirá em sua saúde. O aparecimento de doenças é algo inevitável e poderá ser fatal caso os hábitos alimentares mantidos por ela continuem. Em linhas gerais, alguns pontos podem ser definidos:

  • A conexão entre gordura, especialmente a gordura saturada, e as doenças cardiovasculares tem sido estabelecida há muitos anos. A começar pelo fato de que o excesso de peso contribui para o surgimento de doenças que afetam o coração;
  • A apnéia obstrutiva do sono compreende episódios de obstrução total (apneia) ou parcial (hipopnéia) das vias aéreas durante o sono, sendo o sobrepeso um importante fator de risco para essa condição”;
  • O excesso de peso está fortemente relacionado ao surgimento de osteoartroses do joelho e no quadril, já que o sobrepeso aumenta a pressão sobre essas articulações e faz com que elas desgastem-se com mais facilidade;
  • Aumento da resistência à insulina, como comentado nas duas postagens anteriores sobre Diabetes Mellitus tipo II.
  • Além de todos esses aspectos, é grande o risco de Tammy desenvolver, posteriormente, algum tipo de doença psíquica pois ela pode não conseguir alcançar seu objetivo de ser sexy -algo subjetivo que depende do julgamento de outras pessoas- e acabar se frustrando por isso.
    tammy

No decorrer do semestre serão feitas outras postagens tratando de outros temas que se relacionam com a Obesidade e o curioso caso de Tammy Jung. Não deixem de ler as postagens, comentar e questionar quando necessário.

                investigador1Depois do exposto, fica a seguinte indagação: Vale a pena abrir mão da saúde durante a busca um padrão estético – considere na sua resposta o caso da jovem que vai na contramão do que, geralmente, é noticiado – ?

Referências bibliográficas:

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2013/05/09/americana-larga-vida-saudavel-sonha-ser-obesa-mais-bonita-da-web-496064.asp (Acessado em 10/06/2013)

www.youtube.com/watch?v=0pc0ODI_ilg (Acessado em 10/06/2013)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s