Tecido Adiposo Marrom

O tecido adiposo marrom (TAM) é um dos dois tipos de tecido adiposo existentes em mamíferos. Este tecido termogênico está em maior quantidade em recém-nascidos (representando ate 5% de seu peso total) e em mamíferos hibernantes. Nos adultos, é substituído pelo tecido adiposo branco ao longo do tempo, portanto é praticamente ausente nessa fase.

Sua principal função é a termogênese, que é a produção de calor a partir da metabolização de lipídeos, logo não é um processo vinculado à produção de energia. Os adultos têm mais músculos, uma área superficial maior, a habilidade de tremer e a capacidade de saírem de regiões mais frias, enquanto os recém-nascidos, não. Logo, esse tecido, nos recém-nascidos, funciona protegendo-os de uma hipotermia, porque proporciona a eles um caminho alternativo para regular o calor e dessa maneira contrabalança a grande perda de calor decorrente da elevada proporção massa- superfície neles. A hipotermia é um serio problema para os infantes e a maior causa de morte entre eles.

Adipocitos marrons

Seus adipocitos marrons são diferenciados a partir de lipoblastos marrons. Essa diferenciação e posterior proliferação estão sob controle da noradrenalina. Essa catecolamina (composto derivado de tirosina) age regula na expressão do gene UCP1 que codifica uma proteína mitocondrial especial, a UCP-1, que confere a esse tecido a propriedade de termogenese sem tremor. Os adipocitos marrons possuem varias gotículas lipídicas, ao contrario dos adipocitos brancos e então podem receber a denominação de multiloculares. Assim como possuem também um maior numero de mitocôndrias. Mitocôndrias estas com uma grande quantidade de ferro, daí, portanto, a origem da coloração diferenciada desses adipocitos.

A maior quantidade de mitocôndrias nesses adipocitos relaciona-se a sua função termogenica, que é a produção de calor. Possuem, também, mais vasos capilares uma vez que consomem maior quantidade de oxigênio devido a rápida metabolização de lipídeos. Essa característica também confere um aspecto avermelhado ao adipocito em questão.

 

autor: João Pedro

 

Referencias:

Histology: A Text And Atlas With Correlated Cell And Molecular Biolgy, Fith Edition/ Michael H. Ross, Wojciech Pawlina, 2006

http://physrev.physiology.org/content/84/1/277.full

http://users.rcn.com/jkimball.ma.ultranet/BiologyPages/A/AdiposeTissue.html

Anúncios

Um comentário sobre “Tecido Adiposo Marrom

  1. É muito importante a ressalva feita a respeito das mitocôndrias em relação a função termogênica do tecido adiposo marrom, pois a mitocôndria é a organela que está diretamente relacionada ao produção de calor pelo corpo, logo, está intrinsecamente relacionada a esse tecido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s