Entendendo o que são hormônios

A obesidade sem dúvida é um dos principais males que afetam a população do mundo atual. E para termos uma compreensão mais ampla sobre essa doença é preciso falar de certas substâncias que são muito importantes na sua regulação, essas substâncias são denominadas hormônios.

Os hormônios, do grego  hormo,  que significa “pôr em movimento”, são mensageiros químicos do corpo secretados na corrente sanguínea que levam informações de um local a outro do organismo, interagem com os receptores das células-alvo e por meio desta interação geram sinais intracelulares que podem, por exemplo, aumentar a captação de moléculas extracelulares(caso da insulina, que aumenta a permeabilidade da célula à glicose), regular o crescimento e metabolismo dos tecidos e também auxiliar nas funções reprodutivas. Eles foram identificados pela primeira vez em 1902 pelos fisiologistas britânicos William Bayliss e Ernest Starling. A maioria dos hormônios é produzida pelas glândulas endócrinas como a tireoide, a hipófise, as suprarrenais, os ovários, testículos e outros locais. Porém nem todos os hormônios são produzidas por glândulas endócrinas, exemplo disso são os hormônios produzidos pela mucosa intestinal que estimulam a secreção do pâncreas, e os que são sintetizados pela placenta.

Muitos dos hormônios são proteínas, ou derivados de aminoácidos. Por exemplo os que são secretados pela parte anterior da hipófise e pela tireoide. Existem também os hormônios esteroides, que são derivados do colesterol e são secretados pelas supra-renais, ovários e testículos

Alguns locais de produção hormonal:

matheus01

-referência bibliográfica:

http://www.hospitaldoacucar.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=98:o-que-s%C3%A3o-horm%C3%B4nios?&Itemid=161

autor: Matheus Paiva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s